Porquê a
existência de Deus é essencial à teologia sistemática?
Se a
Teologia é a ciência de Deus, a Sua existência é necessária para estudar
detalhadamente. A veracidade do fato: “Porque dele e por ele, e para ele, são
todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:36) força
o raciocínio de termos de estudarmos dEste Deus em qualquer ramo de doutrina
Bíblica. A teologia começa com duas verdades assumidas: 1) que Deus existe, e
2) Este Deus Si revelou na Sua Palavra divina (Berkhof, p.19). Se Deus existe,
o homem pode conhecer algo de si mesmo, pois Deus o criou; algo do mundo, pois
Deus é a sua causa; algo sobre o universo, pois existe para a glória dEle. Se
não tiver um Deus, nada pode ser compreendido satisfatoriamente, e tudo existe
ou por sorte ou acaso, em uma densa confusão de trevas (Pendleton, p. 12).
Devemos provar a existência de Deus? A Bíblia não procura de provar a Deus,
pois assume e declara-O. Mesmo que podemos provar essa existência por varias
verdades, é melhor crê pela fé o que a Bíblia assume e declara. Como podemos
provar a existência de Deus? Mesmo que podemos aprender, por vários métodos,
que Deus existe, nunca pode a mente finita compreender O Infinito: “Porventura
alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? Como
as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? E mais profunda do
que o inferno, que poderás tu saber? Mais comprida é a sua medida do que a
terra, e mais larga do que o mar” (Jó 11:7-9). Entramos nesse assunto com
reverencia e a certeza que não podemos entender tudo sobre o assunto. Na
filosofia, é admitido que existam ‘verdades primárias’ das quais seguem todo
raciocínio. Entre essas ‘verdades primárias’ é a crença de ‘causa e efeito’. A
existência de Deus, então é provada pelo bom senso da mente não preconceituosa.
A crença da existência de Deus é inato à mente do homem pois enquanto a
consciência do homem é desenvolvida com o avanço de idade, ela é iluminada para
naturalmente reconhecer este Deus vivo e verdadeiro pelas obras de criação e a
providencia divina (Atos 14:16,17; 17:24-28; Romanos 1:19,20). Na realidade,
não são essas observações que ensinam a existência de Deus à consciência do
homem, mas as observações estimulam e confirmam a verdade inata que está
naturalmente na mente. Por isso é dito “as Suas coisas invisíveis, desde a
criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade, se
entendem... pelas coisas que estão criadas...” (Romanos 1:20, Shedd, Vol. III,
páginas 198-199). “As coisas criadas” estimulam aquilo que é inato na mente do
homem: a existência de um Justo, Santo, e Onipotente Deus (veja: João 1:4,5.
Versículo 4 reconheça a idéia inata de Deus no homem enquanto versículo 5
manifesta a culpa que o homem tem por não submeter-se a este Deus - Shedd).
“Por isso as nações do mundo sempre tenham mais uma tendência à idolatria do
que ao ateísmo, mais à multiplicidade de deuses do que à negação da deidade”
(citação de Charnocke por Shedd). A inferência racional que o homens fazem,
“desde a criação do mundo”, que há um Deus revela que a existência de Deus é
inato ao homem. Hebreus 3:4, “Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o
que edificou todas as coisas é Deus” nos apresenta o argumento Cosmológico. O
efeito necessita uma Causa. A Causa deve ser antes do efeito (João 1:1). Se no
principio criou Deus os céus e a terra, Ele é antes da criação, portanto antes
do tempo, ou existente e eterno. Salmos 94:9, “Aquele que fez o ouvido não
ouvirá? E o que formou o olho, não verá?” O argumento Teleológico diz o designo
requer um Engenheiro, a lei sugere um Legislador, a ordem aponta ao
Organizador, um universo racional implica a existência de uma causa primária
que é racional, a criatura necessita de um Criador – que é Deus. Não inclui
somente o mundo de matéria (ouvido e olho) mas também o intelectual, Salmos
95:10, “E o que ensina ao homem o conhecimento, não saberá?” Romanos 2:14,15,
“Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que
são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra
da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e
os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;” e a base do
Argumento Moral. A consciência do homem testifica à necessidade da obediência e
a retidão da condenação diante da desobediência. Isso deduz que existe um Juiz
justo – que é Deus. A historia da humanidade nos diz que as nações pagãs, na
maioria, crêem num ser Superior. Abimeleque, um rei de Palestina, reconheceu
Jeová (Gênesis 20:3-8), Faraó reconheceu o espírito de Deus em José (Gênesis
41:38), Jetro, o sogro de Moisés, deu conselhos de um homem temente a Deus
(Êxodo 18:9-12, 19-23), Balaão, ainda na Mesopotâmia, proclama a verdade de um
Deus soberano (Números 24:16). Essas atualidades estabelecem o Argumento
Histórico. A Existência de Deus As causas da existência de Deus existem em Si
mesmo. “A existência de Deus tem sido referida como sendo o mistério maior, mas
nos fornece uma chave para abrir milhares de outros mistérios” (Pendleton, p.
12). A Sua existência é assumida como natural pela lógica racional e pela
Bíblia. A lógica diz: a existência de Deus é antes das doutrinas que tratam de
Deus. A Bíblia diz: Gênesis 1:1, “No principio Deus criou os céus e a terra”.
Autor: Pr Calvin Gardner Fonte: www.obreiroaprovado.com
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